
"Quando alguém encontra seu caminho, precisa ter coragem suficiente para dar passos errados. As decepções, as derrotas, o desânimo são ferramentas que Deus utiliza para mostrar a estrada." - Paulo Coelho
Não estranhem o título do tópico, pois é exatamente sobre esse assunto que vou falar. No dia seguinte a frustante tentativa de dar um trote pela pista e sentir dores no joelho, decidi ir ao CREB em Botafogo, para um diagnóstico profissional. Após a radiografia e o ultrassom, constatou-se uma Tendinite da Pata de Ganso, que segundo a médica que me avaliou, a causa poderia ser a prática da corrida com uma pisada não apropriada. Levando em consideração que nunca tive problemas anteriores a compra do novo tênis (ASICS GEL-1130), só me resta pensar que os dois dias de atividades com o mesmo tenham causado o problema.
Pesquisei na internet o tipo de pisada apropriada para o calçado, e em sua maioria a minha pesquisa indicou que o mesmo servia para pisada pronada tendendo para a neutra. Ora bolas, a minha pisada segundo um teste realizado na antiga Fast Runner de Copacabana, tinha sido apontada como levemente pronada, e o tênis a que melhor me adaptei tem as mesmas caratcterísticas (MIZUNO NIRVANA 2).
Após a consulta e diagnóstico, a Dr. Renata recomendou que eu suspende-se as atividades de corrida e iniciasse o tratamento que consistia em 10 (dez) sessões de aplicação dos seguintes aparelhos: TENS - Aparelho de eletroestimulação, Ultrassom - Emissão de ondas sonoras e Laser Terapêutico - Cicatrização.
Com a proibição de correr, decidi frequentar as sessões com a maior assiduidade permitida visando me recuperar o mais rápido possível, já que tinha me inscrito para a prova de 5km do Circuito das Estações Adidas - Verão, a ser realizada em 06/Dez.
Pesquisando sobre a Tendinite da Pata de Ganso, encontrei o site do Dr. Osmar de Oliveira, onde encontrei uma satisfatória explicação sobre a minha contusão, corroborando inclusive as dores consequentes como subir a escada ou levantar da cadeira. Encontrei outros sites e até mesmo blogs de outros corredores com o mesmo problema, sendo que em alguns casos a demora para a cura da tendinite me deixou receoso quanto ao meu quadro.
Para não ficar para baixo, decidi dar início ao tratamento e confiar que tudo o poderia ser feito, já estava sendo realizado. A prova do dia 06/dez estava longe ainda e confiando em Deus eu tinha certeza que conseguiria corrê-la.
