terça-feira, 13 de março de 2012

O que é Pace Médio ?



Quem já corre deve estar acostumado com este termo, mas muitos ainda não compreendem como este conceito simples pode realmente ajudar a atingir o tempo de prova que você esteja idealizando.

PACE MÉDIO nada mais é do que o ritmo medido em minutos por quilômetro. É um dado importante para o atleta se posicionar dentro da largada de uma corrida de rua. Muitas provas hoje em dia separam em "ondas" os pelotões de largada, evitando assim o tumulto que há em todas as largadas, pois com os pelotões separados pelo tempo alvo dos participantes, os corredores fluem naturalmente.

Exemplificando, ao realizar provas de 5km ou 10km, determinando que correria ambas em um Pace Médio de 7min/km, a prova de 5km seria realizada em 35min e a de 10km em 1h10min. O controle durante a prova é realizado observando o tempo de passagem pelas marcações de quilômetro a quilômetro, com o cronômetro de seu relógio. Com os dados durante a prova, você pode aumentar ou diminuir a intensidade para alcançar sua meta.

Meu melhor tempo em uma prova de 10km foi de 1h16min, contando ainda com uma subida de viaduto, ou seja, meu Pace Médio ficou acima de 7min/km que é uma boa meta para iniciantes. Neste evento eu havia estabelecido uma estratégia com minha antiga técnica Márcia Ferreira, e realizei o controle durante a prova.

Até criei uma planilha no Google Docs para visualizar melhor as metas, onde aproveitei e calculei também a velocidade média para atingir os objetivos: Planilha Pace Médio

Caso desejem acessar, me envie uma mensagem que irei compartilhar a mesma com vocês. Coloco aqui uma cópia das provas básicas, mas na planilha estabeleci um acompanhamento km a km a partir de 4km chegando aproximadamente a 42 km, ou seja, uma maratona que tem 195 metros a mais.



2 comentários:

Ora Que Melhora disse...

Muito legal e interessante. Vou estar adotando o PACE MÉDIO nas minhas corridas. Voltei a correr. Não posso correr muito rápido por problemas nas costas, mas um tempo médio que eu possa estar fazendo sempre seria bom, com isso posso estar chegando ao meu tempo ideal.

Ora Que Melhora disse...
Este comentário foi removido pelo autor.

Correndo pelas palavras...

Andei me perguntando porque pessoas tem esse desejo insano de escrever um Blog. O que as leva a "desperdiçar" aquele tempo precioso, em que poderíamos estar realizando algo mais útil, teclando mensagens, contando histórias e/ou estórias ou simplesmente divagando pela teia mundial.
Eis que acordo um belo dia, e me vejo pensando em criar eu mesmo um Blog, HAHAHA!!! E sobre o que exatamente eu falaria? CARAMBA!!! A gama de assuntos que vieram a mente foi assustadora.
PENSAMENTO, êita palavrinha perigosa. Já que o desejo (este vil sentimento que se apodera de nossas ações senão for duramente combatido) estava instaurado e enraizado, achei que mal não faria em criar um Blog (espero não me arrepender, hehehe).
Mas voltando ao assunto, falar sobre o que? Sobre meu filho? até seria bacana, e quem sabe um projeto para o futuro. Sobre a desigualdade social? É, me incomoda muito e quem sabe um Blog a mais não faria diferença, e mesmo que não faça, seria um ótimo veículo para "colocar as coisas para fora" (no bom sentido é claro). Decidi mesmo é falar sobre superação. Traduzindo melhor, falar sobre CORRIDA. O esporte mais antigo do mundo, pois com certeza o home de neanderthal botava "sebo nas canelas" quando se via ameaçado pelas espécies monstruosas daquela época.
Pois é! Estou de volta ao belo "vício" de correr. Após um longo hiato, quase que um ano e meio, sem praticar nem cuspe a distância, em um arroubo de resolução de fim de ano, e com o "agravante" de me preparar melhor para a vida de pai, resolvi voltar a rotina sacrificante dos treinos e me planejar para o sofrimento das corridas de rua. A meta, é claro, é concluir uma MARATONA, ou seja, coisa de maluco mesmo. 42.195 metros de puro martírio infernal e delecioso. Se vou conseguir? Só Deus, minha força de vontade (que as vezes me falha, já que sou humano) e minhas pernas é que dirão. Até lá, resolvi discorrer sobre esta mais nova louca aventura.