quinta-feira, 1 de março de 2012

A volta aos treinos... sacrifício e alguns widgets.


A vida esguicha como uma fonte para aqueles que perfuram a rocha da inércia.
Alexis Carrel
A dificuldade em retornar a qualquer que seja a atividade física, após um longo tempo de inatividade, não chegar a ser uma novidade para ninguém. E se alguém ainda mantêm dúvidas quanto ao fato, acreditem-me, o sacrifício do retorno é um monstro real e implacável.
Este domingo retornei aos treinos de corrida, com o bônus de já ter alguma experiência tanto na vida de corredor, como em retornos após momentos de inatividade. O ônus ficou por conta da total falta de condicionamento que me encontro na atualidade. O saldo foi um treino com intensidade bem distante dos meus tempos de "atleta" regular.
O planejamento iniciou com uma caminhada leve passando a moderada, para aquecer a musculatura e avisar ao corpo o que estava por vir. Depois foi só estabelecer os momentos dos trotes leves para aumentar um pouco a intensidade do exercício. A dificuldade maior ficou por conta do percurso escolhido, já que preferi adicionar algumas variações de altimetria no mesmo, ao invés de iniciar apenas em um terreno totalmente plano. E nada melhor que a área em que moro, para ter estas variações. Na verdade a avenida onde está localizado o nosso condomínio, propicia uma farta variação de terreno para diversos tipos de treinos. Além de poder selecionar trechos totalmente planos, dependendo do desejo, existem pequenas ou grandes variações na  altimetria, que partem desde uma leve elevação a quase um pirambeira desafiadora.
A novidade neste treino, foi que decidi testar o aplicativo MapMyRun do meu celular, que utiliza a função de GPS para mapear a atividade, registrando dados interessantes como o pace médio, alternações de velocidade, altimetria dos trechos e mais algumas informações que podem interessar. Como bom Geek que sou, me amarro em gadgets e widgets bem feitos. E o MapMyRun é show!
Uso o recurso do MapMyRun desde o seu início, mas ainda não utilizava o recurso do GPS com frequência. Vou inclusive estudar mais sobre o mesmo, e em breve vou criar um post apenas sobre ele.
Mas como aperitivo, segue abaixo um dos recursos bacanas que a sincronização com o site do MapMyRun proporciona, onde após mapear o percurso, podemos acompanhar o mesmo utilizando a API do Google Earth:



 

Terminado o treino, que durou praticamente 40 minutos com 4,27 km percorridos, segundo o MapMyRun, eu só queria descansar, pois o esforço foi grande e para minha felicidade o tempo ajudou, pois estando parcialmente nublado, não sofri com a inclemência do Rei Sol.
Segue link do registro do treino onde se pode acompanhar a variação da altimetria: http://www.mapmyrun.com/routes/view/71284426#

Na segunda logo de manhã cedo, para não perder o pique, desci para academia do condomínio e realizei um trote leve de 3 km, apenas para não deixar as pernas "enferrujarem" novamente.
A intenção era realizar atividades durante toda a semana, mas devido a rotina de trabalho e alguns percalços emocionais, que graças a Deus estão sendo superados, não consegui realizar nada.

Felizmente hoje, com as boas notícias o humor melhorou, e cedo resolvi alternar para outra atividade que me agrada muito: Bike.
Sai cedo, mas o sol já estava fritando a cuca da galera e lógico que não esqueci de passar o protetor solar, o que recomendo a todos, pois câncer de pele é algo recorrente entre a galera de corrida que não se cuida e não acredita  que possa sofrer deste mal. Galera, não vamos dar mole.
A questão sobre as pedaladas, é que os trechos íngremes cobraram muito do meu condicionamento zero, e acabei fazendo apenas 20 minutos de atividade. Mas como disse no início, o sacrifício é certo, mas a recompensa vindoura é maior ainda.

Em breve vou postar o planejamento para o Ano, no qual quero voltar a gloriosa São Silvestre com um condicionamento para derrubar meus tempos anteriores, pois meu maior e único adversário sempre foi aquele em que olho no espelho toda manhã.

Nenhum comentário:

Correndo pelas palavras...

Andei me perguntando porque pessoas tem esse desejo insano de escrever um Blog. O que as leva a "desperdiçar" aquele tempo precioso, em que poderíamos estar realizando algo mais útil, teclando mensagens, contando histórias e/ou estórias ou simplesmente divagando pela teia mundial.
Eis que acordo um belo dia, e me vejo pensando em criar eu mesmo um Blog, HAHAHA!!! E sobre o que exatamente eu falaria? CARAMBA!!! A gama de assuntos que vieram a mente foi assustadora.
PENSAMENTO, êita palavrinha perigosa. Já que o desejo (este vil sentimento que se apodera de nossas ações senão for duramente combatido) estava instaurado e enraizado, achei que mal não faria em criar um Blog (espero não me arrepender, hehehe).
Mas voltando ao assunto, falar sobre o que? Sobre meu filho? até seria bacana, e quem sabe um projeto para o futuro. Sobre a desigualdade social? É, me incomoda muito e quem sabe um Blog a mais não faria diferença, e mesmo que não faça, seria um ótimo veículo para "colocar as coisas para fora" (no bom sentido é claro). Decidi mesmo é falar sobre superação. Traduzindo melhor, falar sobre CORRIDA. O esporte mais antigo do mundo, pois com certeza o home de neanderthal botava "sebo nas canelas" quando se via ameaçado pelas espécies monstruosas daquela época.
Pois é! Estou de volta ao belo "vício" de correr. Após um longo hiato, quase que um ano e meio, sem praticar nem cuspe a distância, em um arroubo de resolução de fim de ano, e com o "agravante" de me preparar melhor para a vida de pai, resolvi voltar a rotina sacrificante dos treinos e me planejar para o sofrimento das corridas de rua. A meta, é claro, é concluir uma MARATONA, ou seja, coisa de maluco mesmo. 42.195 metros de puro martírio infernal e delecioso. Se vou conseguir? Só Deus, minha força de vontade (que as vezes me falha, já que sou humano) e minhas pernas é que dirão. Até lá, resolvi discorrer sobre esta mais nova louca aventura.