terça-feira, 27 de março de 2012

Planejando onde chegar


Em alguns momentos da vida, o planejamento se faz necessário, independente da área da vida que estejamos falando. Visando o retorno as provas de rua, de um modo que eu possa competir comigo mesmo, ou seja, melhorar meus tempos e evoluir nas distâncias, elaborei eu mesmo as metas a serem alcançadas.
Importante dizer que sou plenamente a favor de acompanhamento profissional, o que quer dizer que é benéfico participar de uma equipe de corredores de rua e/ou se filiar a uma consultoria que oferece total apoio nos treinamentos e em provas.
A decisão de estabelecer eu mesmo meus treinos e metas, fazem parte do desafio de me disciplinar em seguir o que estabeleço como filosofia de vida: Nasci para correr!

Delta
Meu retorno já está datado, no dia 22 de Abril para o retorno as provas de rua, com a inscrição realizada na Série Delta. A escolha desta prova é significativa, já que o que busco é realmente atingir meus objetivos. O Delta é uma letra grega, que na matemática e nas ciências aplicadas, é utilizado como uma variável para indicar uma diferença, uma variação. No meu caso esta variação é a busca da melhora em relação ao tempo e também a distância que almejo chegar.
Os próximos treinamentos visam me preparar para realizar a prova de 5km em um tempo abaixo dos 40 minutos, o que para muitos chegar a ser uma performance muito aquém de um corredor amador, mas que dado o meu condicionamento atual é algo possível de realizar sem maiores consequências.
Dentro da questão de condicionamento, é claro que pesei a questão do sobrepeso (Desculpe! Não resisti ao trocadilho) versus o impacto do mesmo sobre os meus joelhos, que já não se podem dizer que sejam de um garoto (Antes que falem, velho é ...).

O treinamento se resume em três atividades de corrida semanais, sendo que duas serão realizadas em esteira onde posso com a ajuda da mesma, estabelecer a distância e o pace desejados. No final de semana o objetivo é treinar na dura realidade das ruas, onde o atrito da pista é maior, onde há questão da resistência do vento, o sol ou a chuva e outros tantos fatores que nenhuma esteira/academia pode simular.
Entre os treinos de corrida pretendo realizar o reforço muscular, mas de forma gradual e me permitindo resguardar minha integridade física.

Sendo sincero, estou tão pilhado na volta para atividade que já estabeleci a prova seguinte, a qual será uma  estréia para mim em uma categoria há algum tempo desejada: Mountain Do Campos do Jordão.
Mountain Do Campos do Jordão

A MD é uma categoria diferente, com pouco tempo e poucas provas no Brasil, mas que permite a nós corredores o contato direto com a natureza e com paisagens de tirar o fôlego. Tendo como prova mais exigente e até mesmo exótica a Mountain Do Deserto do Atacama, que obviamente já entrou na lista de desejos, mas como dizia o sábio Jack "The Ripper": Vamos por partes ;)

Segue Trailer para ser ter uma idéia da "encrenca" maravilhosa que o ser humano procura na busca por seus desejos e limites:

Nenhum comentário:

Correndo pelas palavras...

Andei me perguntando porque pessoas tem esse desejo insano de escrever um Blog. O que as leva a "desperdiçar" aquele tempo precioso, em que poderíamos estar realizando algo mais útil, teclando mensagens, contando histórias e/ou estórias ou simplesmente divagando pela teia mundial.
Eis que acordo um belo dia, e me vejo pensando em criar eu mesmo um Blog, HAHAHA!!! E sobre o que exatamente eu falaria? CARAMBA!!! A gama de assuntos que vieram a mente foi assustadora.
PENSAMENTO, êita palavrinha perigosa. Já que o desejo (este vil sentimento que se apodera de nossas ações senão for duramente combatido) estava instaurado e enraizado, achei que mal não faria em criar um Blog (espero não me arrepender, hehehe).
Mas voltando ao assunto, falar sobre o que? Sobre meu filho? até seria bacana, e quem sabe um projeto para o futuro. Sobre a desigualdade social? É, me incomoda muito e quem sabe um Blog a mais não faria diferença, e mesmo que não faça, seria um ótimo veículo para "colocar as coisas para fora" (no bom sentido é claro). Decidi mesmo é falar sobre superação. Traduzindo melhor, falar sobre CORRIDA. O esporte mais antigo do mundo, pois com certeza o home de neanderthal botava "sebo nas canelas" quando se via ameaçado pelas espécies monstruosas daquela época.
Pois é! Estou de volta ao belo "vício" de correr. Após um longo hiato, quase que um ano e meio, sem praticar nem cuspe a distância, em um arroubo de resolução de fim de ano, e com o "agravante" de me preparar melhor para a vida de pai, resolvi voltar a rotina sacrificante dos treinos e me planejar para o sofrimento das corridas de rua. A meta, é claro, é concluir uma MARATONA, ou seja, coisa de maluco mesmo. 42.195 metros de puro martírio infernal e delecioso. Se vou conseguir? Só Deus, minha força de vontade (que as vezes me falha, já que sou humano) e minhas pernas é que dirão. Até lá, resolvi discorrer sobre esta mais nova louca aventura.